domingo, 9 de março de 2014

EDUCAÇÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM SURDEZ
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM CONSTRUÇÃO
Há dois séculos, têm surgido discussões e ações desenvolvidas em prol da educação de pessoas com surdez, e isso consequentemente vem trazendo o sucesso ou o fracasso escolar. Mas enquanto essas discussões perdurarem, a pessoa com surdez acaba sendo prejudicada, pois não tem seu potencial individual e coletivo desenvolvido, muitas vezes sendo excluídos.
De acordo com a nova política de educação, o Brasil tem trabalhado com um sistema que possibilita superar uma visão centrada de homem, sociedade, cultura e linguagem de forma fragmentária, e certamente se consolidará na inclusão de todos, com destaque para as pessoas com necessidades especiais. A nova política de Educação Especial na perspectiva inclusiva, para as pessoas com surdez, tem se mostrado promissora no ambiente escolar e nas práticas sociais. Entretanto, muitos desafios ainda estão sendo superados, assim como as propostas no ambiente escolar, que precisam ser revistas para se tornarem mais produtivas. 
A pessoa com surdez é uma pessoa normal, apenas tem perda sensorial auditiva, ou seja, possui surdez, mas é rica em potencialidades que a torna consciente, capaz de pensar, agir e aprender, assim como uma pessoa ouvinte.
As capacidades de uma pessoa com surdez são notórias e visíveis. O problema da educação das pessoas com surdez não se deve estar preso ao fato dessa ou daquela língua, pois o fracasso não está somente aí, mas na qualidade e na eficiência das práticas pedagógicas.
Os processos perceptivos, linguísticos e cognitivos das pessoas com surdez, deverão ser estimulados e desenvolvidos, tornando-as capazes , produtivas e constituídas de várias linguagens, com potencial para adquirir e desenvolver não só os processos visuais-gestuais, mas ler e escrever as línguas, e se preferir, também falar.
É muito complexo estabelecermos fronteiras entre os contextos sociais e de vida. Construir uma prática pedagógica voltada para o desenvolvimento das pessoas com surdez é utilizar as redes sociais, culturais e de saberes na qual a escola está inserida.
Rompemos com o paradigma entre oralistas e gestualistas, e colocamos a pessoa com surdez na concepção pós-moderna, e vemos que tendência bilíngue se torna um território que se desterritorializa a clausura dessa pessoa sob a ótica multicultural. Ao se pensar na abordagem bilíngue, envolvemos outros contornos: a LIBRAS e a Língua Portuguesa, em suas variantes de uso padrão, utilizadas e ensinadas no âmbito escolar.
A pessoa com surdez, sob a tendência bilíngue e da educação, como propõe o AEE, é usuária de um sistema linguístico próprio, onde organiza e estrutura o pensamento e a linguagem nos processos de mediação simbólica. A perspectiva inclusiva rompe fronteiras, territórios, quebra preconceitos e procura dar ao ser humano com surdez amplas possibilidades sociais e educacionais.
As pessoas com surdez necessitam de ambientes escolares estimuladores que desafiem o pensamento e exercitem suas capacidades e potencialidades em todos os sentidos. A aquisição da língua de sinais não é suficiente para uma aprendizagem significativa, se a escola não oferecer estímulos representativos e perceptivos, comprometerá o desenvolvimento do pensamento, da linguagem e da produção de sentidos. A atenção deve estar voltada primeiramente no potencial que cada um tem, independente de todas as coisas, depois deve ocorrer a transformação da escola e das suas práticas pedagógicas.
A construção do Atendimento Educacional Especializado para pessoas com surdez tem como função organizar o trabalho complementar para a classe comum, com vistas á autonomia e á independência social, afetiva, cognitiva e linguística da pessoa com surdez, na escola e também fora dela.

Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Surdez – AEE PS
O AEE PS tem como ponto de partida o reconhecimento das potencialidades e capacidades, tendo como meta seu pleno desenvolvimento e aprendizagem. Precisa ser pensado em redes interligadas conectadas entre o pensar e o fazer pedagógico.  O aluno é trabalhado a partir da compreensão do ciclo de desenvolvimento e aprendizagem, respeitando os campos pedagógicos e linguísticos das duas línguas no AEE PS. Sendo assim, a organização do AEE PS ocorre mediante a formação do professor e do diagnóstico inicial do aluno com surdez, em seguida, o professor envolve três momentos didático-pedagógicos: AEE em Libras; AEE para o ensino da Língua Portuguesa escrita; e o AEE para o ensino de Libras.

AEE em Libras
Ocorre diariamente, em horário contrário aos da sala de aula comum. O professor acompanha o plano de conteúdo oficial da escola de acordo com o ciclo que o aluno está cursando. A organização didática é rica em imagens visuais e de todos os tipos e referências, colaborando com o aprendizado dos conteúdos curriculares. Devem ser ministrados antecipadamente aos conteúdos trabalhados na sala de aula, para garantir uma melhor associação dos conceitos nas duas línguas.

 AEE para o ensino da Língua Portuguesa Escrita
O AEE para o ensino da Língua Portuguesa Escrita (LPE), ou Português Escrito (PE) é produtivo para as pessoas com surdez, visto que numa perspectiva inclusiva, concebe-se a língua e a linguagem como processo de interação e uso nas práticas sociais. O atendimento acontece na SRM, em horário diferente ao da sala de aula comum, desenvolvido por um profissional preferencialmente formado em Letras.  O objetivo desse atendimento é desenvolver o potencial linguístico e textual, para que as OS sejam capazes de gerar sequências linguísticas.

AEE para o ensino de LIBRAS
O atendimento constitui um momento didático-pedagógico para os alunos com surdez. Inicia-se com o diagnóstico do aluno e ocorre de acordo com a necessidade, em horário contrário aos da sala de aula comum. É realizado pelo professor e/ou instrutor de libras (preferencialmente por profissionais com surdez), de acordo com o estágio de desenvolvimento da língua de sinais em que o aluno se encontra. A organização didático-pedagógica do espaço precisa de muitas imagens visuais e de todo tipo de referências. No AEE de Libras, os alunos interagem e vivenciam momentos singulares de diálogos e trocas.
O AEE PS significa preparar para a individualidade e a coletividade, provocando na PS uma superação assim como ruptura de fronteiras.


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