quarta-feira, 21 de maio de 2014

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA ALUNOS COM TGD


TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA ALUNOS COM TGD

Os alunos com TGD poderão ser atendidos com vários recursos. Abaixo podemos citar alguns, que poderão atender crianças a partir dos 4 anos de idade.

Cartões de emoções: Como estou hoje? 


Os cartões de emoções poderão subsidiar o desenvolvimento dos alunos no que diz respeito aos seus sentimentos e emoções, podendo-se utilizar outras imagens para expressar-se.


Rotina diária


Através de imagens, os alunos irão estabelecer sua rotina diária, podendo ser confeccionado com velcro, cada dia poderá ser estabelecido a rotina, fazendo assim, com que o aluno se acostume, de maneira que se algum dia precisar ser mudado algum trajeto da rotina, o aluno se sentirá preparado para tal situação.



7 comentários:

  1. Olá, Elaine!
    Ótima sugestões. Os recursos visuais com a exploração da oralidade através da mediação do professor contribui em muito para o desenvolvimento do aluno com autismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elma, os recursos visuais são de suma importância, para o desenvolvimento de alunos com TGD. Abraços.....

      Excluir
  2. Elaine, ótimas sugestões, essas atividades são fundamentais no trabalho desenvolvido com alunos com TEA, atividades incluindo a rotina diária, ou seja antecipar os fatos/acontecimentos e trabalhar as emoções, construir sua identidade. Gostei!
    Abraços, Inez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Inez, é sempre bom trabalhar com atividades que construam a identidade dos alunos com TGD. Abraços...

      Excluir
  3. Elaine, amei suas atividades. São ótimas para trabalhar com alunos com TEA para desenvolver sua comunicação, interação, rotina, etc.... Parabéns!

    ResponderExcluir