“O modelo dos modelos – O modelo perfeito para o ser humano”
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ANDRÉ-AUTISTA |
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HUMBERTO-PESSOA COM SURDEZ |
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DORINHA-DEFICIÊNCIA VISUAL |
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LUCA-CADEIRANTE |
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TATI-SINDROME DE DOWN |
Ao nos depararmos com alunos que tem necessidades especiais,
de primeira vez, pode ser chocante, incrível, instigante, emocionante, apaixonante,
pois pelo fato de termos uma pessoa que tem alguma limitação, iremos olhar de
uma forma mais humana, com o propósito de ajudar esse aluno com necessidade
especial.
Por outro lado, nós iremos descobrir um universo de possibilidades
e potencialidades, e saber que uma limitação não impedirá esse aluno a se
desenvolver, ser independente, interagir, ter amigos, trabalhar, enfim, ter uma
vida e acima de tudo, ousar, sonhar e fazer história.
O modelo perfeito para o ser humano, a princípio é aquele
que faz tudo sozinho, perfeitinho, sem nenhum erro, rabisco, tudo no lugar. Mas
não é assim, pois uma criança que não possui coordenação motora, por exemplo,
não conseguirá desenvolver a atividade se não contar com a ajuda do professor,
assim como um aluno surdo não entenderá se não falarmos com ele por sinais, e o
autista não reagirá aos estímulos, se nós não fazermos igual a ele, tudo o que
ele fizer, nós imitarmos, o cadeirante participará das aulas de educação física somente se tiver o auxílio e o apoio dos demais alunos, enfim, todos são capazes de
desenvolver as atividades propostas, tudo no seu tempo, dentro de suas limitações.
Esse é o modelo perfeito para o ser humano: as pessoas iguais na diferença.
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